O Atlas da Vulnerabilidade Social engloba o Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios e o Atlas da Vulnerabilidade Social nas Regiões Metropolitanas. O Atlas é, uma plataforma de consulta ao Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) de 5.565 municípios brasileiros, 27 Unidades da Federação (UF), 20 Regiões Metropolitanas (RM) e suas respectivas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDH). O Atlas traz, além do IVS, mais 85 indicadores de demografia, educação, renda, trabalho, habitação e desenvolvimento humano, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 2000 e 2010.

Concebido como uma ferramenta simples e amigável de disponibilização de informações, o Atlas da vulnerabilidade social facilita o manuseio de dados e estimula análises. A ferramenta oferece um panorama da vulnerabilidade social e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas. A relevância do Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios vem justamente da capacidade de fornecer informações sobre a unidade político-administrativa mais próxima do cotidiano dos cidadãos: o município. Por sua vez, o Atlas da Vulnerabilidade Social nas Regiões Metropolitanas permite conhecer as desigualdades a nível intramunicipal, entre “bairros” de uma mesma região metropolitana.

Os municípios e as regiões metropolitanas brasileiras são peças importantes de um complexo mosaico, com inúmeros desafios, mas também enormes oportunidades. São mais de 5 mil territórios férteis em criatividade e experiências na busca por soluções inovadoras para o desenvolvimento local. Ao proporcionar um olhar mais próximo sobre os municípios, estados e regiões metropolitanas brasileiras, o Atlas orienta caminhos e provoca reflexões sobre os rumos da vulnerabilidade social no país.



Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada